Constituição em Miúdos

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Estudantes de Pouso Alegre se destacam na Plenária Final do PJ 2013

Com participação ativa dos jovens de Pouso Alegre, propostas sobre sustentabilidade chegam à Assembleia Legislativa e podem se tornar Leis 

001Muita discussão, envolvimento e dedicação marcaram os três dias de intensas atividades dos jovens de Pouso Alegre durante a etapa estadual do Parlamento Jovem 2013. Entre os dias 21 e 23 deste mês, os membros do PJ de Pouso Alegre estiveram em Jaboticatubas (MG) e na capital Belo Horizonte para discutir com os demais membros do PJ de todo o Estado de Minas Gerais propostas para o tema Cidades Sustentáveis - Desafios para as Novas Gerações. Ao final do evento, o documento com as propostas aprovadas foi entregue ao presidente e à vice-presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão (PT) e deputada Maria Tereza Lara (PT), respectivamente. Pela primeira vez, uma delegação de vereadores de Pouso Alegre prestigiou o trabalho desenvolvido pelos estudantes. Estiveram presentes a presidenta, Dulcinéia Costa (PV) e os vereadores Braz Andrade (PPS), Gilberto Barreiro (PMDB), Ney Borracheiro (PPS) e Wilson Tadeu Lopes (PV).
“É um momento inesquecível para esses jovens. O que eles aprendem aqui vai para o resto da vida e eles têm muito
para dividir com toda a nossa Pouso Alegre, só quem esteve aqui e viu pode afirmar. Por isso, fizemos questão de estar aqui hoje. O empenho desses estudantes em defender as propostas, em seguir as normas, todos eles muito bem preparados pelo trabalho da nossa Escola do Legislativo conduzido pela Madu Macedo. Parabéns aos nossos jovens e que, possa, cada vez, ter mais jovens envolvidos com o PJ para fazer a diferença na nossa vida, na história do nosso país porque é isso que nós queremos” conta entusiasmada Dulcinéia Costa. Em quatro anos que a Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho participa do projeto, esta é primeira vez que um presidente da Casa vai a Belo Horizonte conferir de perto a dedicação dos membros do PJ.

003Antes de ir à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) defender as propostas, os jovens participaram de diversas dinâmicas de interação, debates e discussões. Um dos pontos altos da etapa estadual é a eleição que os jovens fazem para escolher o coordenador e relator de cada subtema. A pouso-alegrense Jady Sampaio foi eleita coordenadora no subtema “Uso e Conservação da Água” e ocupou lugar de destaque no plenário. Outra atividade que empolgou os jovens foi o debate sobre as recentes manifestações ocorridas no Brasil. A discussão ganhou a noite e dividiu opiniões.

Mas, foi no grande evento da etapa estadual – a Plenária Final – que Pouso Alegre mostrou todo o diferencial do trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo com os estudantes Artur Alexandre Gonçalves da Silva (Cnec), Fábio Wendel de Souza Silva (E.E. Presidente Arthur da Costa e Silva), Jady Gouveia Sampaio de Araújo (Objetivo), Júlia do Prado Paiva (Objetivo), Lucas Sagiorato Bruno (Cnec) e Osório César Faria (E.E Dr. José Marques de Oliveira).


Durante a Plenária Final, o entusiasmo ficou estampado no rostinho de cada jovem. “Foi incrível. De verdade, é como se cada proposta fosse um filhinho [risos], a cada pedido de supressão dá vontade de pegar o microfone e explicar melhor a ideia para tentar argumentar. É uma experiência incrível”, conta a estudante de Pouso Alegre, Jady Sampaio, ao descer do plenário dos deputados.

Lucas Sagiorato participa pela primeira vez do Parlamento Jovem e também se encantou com o debate e proposição de ideias no plenário. “Foi muito mais fácil participar porque são propostas sobre as quais a gente já conhecia. Nós estávamos bem preparados porque Pouso Alegre tem esse trabalho da Escola que não deixou a gente vir para cá sabendo pouco. Então, conseguimos aprovar destaques nossos e foi muito legal”, conta Lucas.
Os membros do PJ em Pouso Alegre participaram ativamente das discussões propondo intervenções e fazendo destaques importantes às propostas durante a Plenária Final na ALMG, no dia 23. Os jovens foram acompanhados pela coordenadora da Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre, Madu Macedo, e pelos monitores Mônica Fonseca Franco, estagiária na Câmara, e Guilherme Kalil Homse, membro da Câmara Universitária.
A gerente-geral da Escola do Legislativo na ALMG, Ruth Schimitz de Castro destaca a participação de Pouso Alegre e o trabalho desenvolvido na Câmara através da Escola do Legislativo. “Pouso Alegre está participando desde a primeira edição estadualizada e vemos que o trabalho desenvolvido na Câmara de Pouso Alegre é fantástico. A participação de Pouso Alegre é sempre muito ativa e encantada. Há um entusiasmo muito grande e isso fica evidente aqui”, explica a gerente.
Opinião compartilhada pelo filósofo e professor Luduvikus Moreira, da ALMG, que aponta a maturidade na discussão dos jovens, “Pouso Alegre parece ter uma sensibilidade maior porque já está no PJ há mais tempo, essa aproximação do jovem com a discussão política, esse espaço ao jovem. Então Pouso Alegre já está estreitando esses laços há mais tempo; os jovens vêm com uma presteza e uma segurança muito boa que auxilia e contagia”.

002Para a coordenadora da Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre, Madu Macedo, o bom desempenho de Pouso Alegre é “resultado da dedicação dos estudantes e do trabalho contínuo desenvolvido na Câmara; a gente tem a Câmara Mirim, a Câmara Jovem, agora a Câmara Universitária, então os nossos meninos têm essa formação política e cidadã mais firme, mais perene. Além de se aprofundar no tema do PJ, eles têm todo um trabalho feito anteriormente”. O destaque de Pouso Alegre no PJ ficou evidente com o convite feito à coordenadora que compôs a Mesa de Honra da abertura da Plenária na ALMG ao lado do presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PSDB) e deputados André Quintão (PT) e Maria Tereza Lara (PT) e do coordenador do Núcleo de Políticas Urbanas e Socioespaciais da PUC Minas, professor Alexandre Eustáquio Teixeira.

Propostas aprovadas no PJ 2013
Os subtemas trabalhados neste ano foram: Uso e conservação da água; Produção e consumo; e Gestão dos espaços urbano e rural. Em cada grupo, os membros debateram as propostas elegendo cinco delas para compor o documento final entregue à ALMG, que ficou com 19 propostas.

Conheça:
Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS) - a ideia é implantar nos municípios mineiros o Índice, que analisaria as condições de coleta seletiva e reciclagem, a poluição, o uso consciente da água e o uso de energia renovável. Além disso, seria criado o prêmio “Cidade Sustentável de Minas Gerais", conferido à cidade com o melhor programa de sustentabilidade, que receberia recursos para usar nas áreas de saúde, educação e transporte. A proposta foi aprovada com ampla votação.
Locais de coleta para lixo eletrônico - foi proposta a criação de projeto, em parceria com fabricantes e distribuidores de produtos eletrônicos, para que sejam disponibilizados locais para coleta de lixo eletrônico. Esse material seria destinado aos pontos de reciclagem mais viáveis. Foi sugerida ainda a criação de cooperativas de reciclagem de óleo de cozinha, com aproveitamento da mão de obra da zona rural.
Redução de IPTU nas construções sustentáveis - no subtema “Uso e conservação da água”, foi destacada a proposta de reduzir o IPTU para construções que tenham sistemas sustentáveis, como coleta de água de chuva para uso interno, uso de energia solar, dentre outros. Outra sugestão foi a de construção de mais aterros sanitários que atendam a todos os municípios mineiros e a recuperação dos locais onde ainda funcionam lixões.
Também foi aprovada a proposta de aumento da fiscalização relativa à manutenção de áreas verdes urbanas e de reservas com nascentes de mananciais que abastecem os municípios. Além disso, a proposta incorpora a obrigatoriedade de as edificações reservarem área verde para infiltração da água pluvial.
Calçamento permeável - foi aprovada a ideia de priorizar, nas vias urbanas, o uso de calçamento que permita a infiltração da água no solo e, nas estradas, o uso de um tipo asfalto produzido a partir de pneus usados. As propostas vêm do subtema “Gestão do espaço urbano e rural”. Os estudantes também defenderam a manutenção das praças existentes e a criação de novas, com utilização de matérias-primas ecologicamente corretas.

Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem Minas é um projeto da ALMG em parceria com a PUC Minas que leva jovens de todo o Estado de Minas a debater temas importantes para a proposição de ideias que melhorem a vida dos mineiros. Em cada cidade, o projeto é desenvolvido pelas Câmara Municipais. Na edição deste ano, junto com Pouso Alegre participaram as seguintes cidades: Belo Horizonte, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Espera Feliz, Iturama, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Santos Dumont, Uberaba, Viçosa e Visconde do Rio Branco. 

Confira mais fotos no Flickr da Câmara:


Fonte: Ascom Câmara Municipal de Pouso Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário