Constituição em Miúdos

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Pouso Alegre recebe cidades da região para definir trabalhos do PJ 2014



  

  
      A Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho recebeu presidentes de Câmaras e assessores das cidades de Santa Rita de Caldas, Monte Sião e Carvalhópolis nesta quarta-feira, 5. Neste ano, o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) começa a ser regionalizado ampliando o acesso de mais Câmaras ao projeto e facilitando que Casas Legislativas de cidades menores possam participar das discussões. Pouso Alegre, que já participa do PJ desde a primeira edição, será cidade polo, juntamente com Poços de Caldas e sediará a etapa regional. 
     Neste ano, os jovens participantes irão discutir possíveis projetos de leis que possam trazer mais qualidade de vida à população idosa de Minas Gerais. “Todos nos sabemos que somos o que somos porque temos uma história que deve ser valorizada. Através dos nossos pais, nossos avós, enfim, há a necessidade de uma grande reflexão e mais que isso, de se pensar políticas públicas voltadas para a terceira idade. Mais que um desafio, esse tema é uma grande conquista para nós da Câmara de Pouso Alegre trabalharmos integrados às Câmaras da região”, afirma a vereadora Dulcinéia Costa (PV), que assume como Diretora da Escola do Legislativo. 
     O tema central do PJ 2014 – envelhecimento e qualidade de vida – foi definido pela Assembleia Legislativa de Minas a partir da discussão virtual com as 23 câmaras municipais que participarão do PJ Minas 2014. Cada cidade irá trabalhar o tema com jovens participantes, desenvolvendo atividades e refletindo sobre o tema. “Pouso Alegre e Poços ficaram como cidades polo, então além de haver as discussões no município, depois vamos receber a etapa regional aqui em Pouso Alegre e as propostas que saírem daqui irão a etapa estadual na Assembleia Legislativa”, explica a coordenadora da Escola, Madu Macedo. 
     As cidades estão ingressando agora no Parlamento Jovem e encontram em Pouso Alegre apoio para iniciar as atividades, principalmente neste ano que o PJ passa a ser regionalizado. “Para nós é uma experiência muito importante porque é uma ação para integrar os jovens e o poder público. Para nós é muito importante essa parceria com Pouso Alegre, que já está no PJ há tanto tempo”, explica Sandro Silva dos Santos, assessor da Câmara de Carvalhópolis.  A Câmara de Monte Sião está criando agora a Escola do Legislativo e já tem boas expectativas. Esperamos que os jovens interajam mais com a cidadania, com a democracia, com os processos políticos, que eles possam conhecer como funciona a vida política da cidade e como eles podem colaborar”, conta Lucas Dias, assessor em Monte Sião. 
     Em Santa Rita de Caldas, a participação nas discussões do PJ 2014 também está movimentando a Câmara de Vereadores. “Politizar em primeiro lugar. Estamos investindo e acreditando que, com esse trabalho, Santa Rita possa fazer um bom trabalho de educação cidadão com nossos jovens”, explica a presidente Maria Inês de Lima e Silva. 
PJ Minas 
     O PJ foi criado em 2004 e é fruto da parceria entre a ALMG e a Pontifícia  Universidade católica de Minas (PUC Minas) e tem como principal objetivo a formação política de estudantes dos ensinos médio e superior. Em 2010, o PJ passou a ser estadual, envolvendo câmaras municipais, mobilizando escolas, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil de Minas. As propostas desenvolvidas pelos jovens, após terem sido apresentadas na ALMG, podem se transformar em projetos de lei ou mesmo em políticas públicas. Desde o início do projeto, mais de 150 proposições foram encaminhadas para apreciação da ALMG. 
   Fonte: ASCOM/CMPA








Nenhum comentário:

Postar um comentário