Constituição em Miúdos

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Participação, empenho e dedicação dos estudantes marcaram o Parlamento Jovem 2015 “Segurança Pública e Direitos Humanos”



A etapa estadual do PJ Minas 2015 aconteceu nos dias 21,22 e 23 de outubro em Belo Horizonte. O PJ de Pouso Alegre foi representado pelos estudantes Jonathan Ramos de Oliveira, João Eduardo Leal de Mele e Sthéfany Tharleny Costa, pelos coordenadores municipais Mateus Hope e Mônica Fonseca Franco. A Assessora da Escola do Legislativo e também coordenadora do Polo Sul de Minas I, Tatiana Rezende também participou e acompanhou todas as atividades. 


A ex-vereadora jovem e membro do Parlamento Jovem, hoje professora de Ciências Sociais, Lívia Macedo, participou como pesquisadora, fazendo observações para o seu projeto de pesquisa de mestrado.

A programação repleta de atividades começou na noite do dia 22, quando os estudantes participaram de uma dinâmica de entrosamento, abordagem dos três temas para o PJ 2016 (Governança Democrática, Inclusão social da pessoa com deficiência e Mobilidade Urbana), atividade de teatro com fotos da campanha como vejo minha cidade, que os estudantes mandaram para a ALMG. Simultaneamente os Coordenadores participaram de uma oficina com o objetivo de aprofundar a visão de equipe e o trabalho em rede.  


No dia seguinte, 22 de outubro, pela manhã os estudantes votaram o tema para a edição do PJ 2016, venceu o tema Mobilidade Urbana. Ainda pela manhã os estudantes tiveram palestras sobre a dinâmica dos Grupos de Trabalho e da Plenária Estadual e os coordenadores participaram de uma reunião sobre dinâmica de avaliação das etapas de preparação, implantação municipal e regional da edição de 2016.

No período da tarde foram realizados os grupos de trabalho para a triagem das propostas para a Plenária Estadual. Dentre alguns imprevistos, a determinação, empenho e disposição dos jovens superam os problemas e os grupos de trabalho foram realizados no Sesc Venda Nova. 


No dia seguinte pela manhã, o momento foi de treinamento da leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos e preparação para a Plenária Estadual. 


Saindo do Sesc os estudantes foram para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e para muitos foi o primeiro contato com o Poder Legislativo Estadual. Depois da foto oficial todos se dirigiram para o Plenário para o início das atividades. 


A abertura foi realizada com a composição da mesa pelas seguintes autoridades: presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes; a presidente da comissão de participação popular da ALMG, deputada Marília Campos; secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, deputado Tadeu Martins Leite; do 1º-secretário da ALMG, deputado Ulysses Gomes; do conselheiro e ex-deputado José Alves Viana, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; da deputada Geisa Teixeira; dos deputados Paulo Lamac, Wander Borges e Antônio Carlos Arantes (PSDB); do vereador Adriano Ventura, da Câmara Municipal de Belo Horizonte; do vereador Leonardo Lara, da Câmara Municipal de Pains; do pró-reitor de Extensão da PUC Minas, professor Wanderley Chieppe Felipe; e da gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz. Em suas falas, as autoridades destacaram a importância do Parlamento Jovem na formação da consciência política dos jovens.


O aluno Jonathan Ramos de Oliveira foi coordenador do subtema Prevenção Social do Crime, o aluno João Eduardo Leal de Melo e a aluna Sthéfany Tarleney Costa, que também fez leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ficaram nos subtemas Proteção aos segmentos vulneráveis à violência e Novas perspectivas da atuação policial, respectivamente, fazendo destaques e apresentando propostas novas. O desempenho e mobilização de todos os jovens foram muito positivos para a efetiva participação e formação política dos jovens.


As propostas aprovadas serão encaminhadas para a comissão de participação popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Dentre as propostas estão a ampliação do programa Olho Vivo pela Polícia Militar e modificação do programa Fica Vivo pelo Governo Estadual para ser de fato preventivo e atuar em todas as cidades de Minas Gerais, sobretudo nas mais vulneráveis à violência. 

Confira o documento final com todas as propostas aprovadas, aqui. 

Confira todas as fotos no nosso facebook Escola Legislativo.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário