A Escola do Legislativo da
Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, da última quarta-feira
(2/12/15) até esta sexta (4), o Curso de Formação de Coordenadores do Parlamento Jovem de Minas 2016, que vão trabalhar sobre o tema Mobilidade
Urbana. O objetivo do encontro é capacitar os coordenadores que atuarão nas 49
câmaras municipais parceiras do projeto, além de propiciar reflexões que
facilitem a gestão do projeto nos municípios polos.
A Escola do Legislativo de Pouso Alegre estava
representada pela Diretora, Madu Macedo, e pela Assessora, Tatiana Rezende. O
Sul de Minas está representado por 19 cidades no PJ Minas 2016, que foram
divididas em quatro Polos, distribuídos da seguinte maneira: Polo São Lourenço
composto pelas cidades de Carvalhópolis, Itajubá, Machado e Pouso Alegre. Polo
Ouro Fino as cidades de Cambuí, Extrema, Monte Sião e Santa Rita de
Caldas. Polo de Três Pontas as cidades de Varginha, Três Corações e
Santana da Vargem. Polo São Sebastião do Paraíso as cidades de
Poços de Caldas e Guaxupé.
As atividades desses três dias foram conduzidas por
servidores da ALMG e professores da PUC Minas, que são parceiros no projeto. No
encontro foram ressaltados o fortalecimento da parceria entre as três
instâncias de atuação, a pactuação dos documentos que são diretrizes para 2016
(calendário, regulamento e organização de polos) e os subsídios para realização
do processo formativo do Parlamento Jovem de Minas 2016.
Durante o curso, os coordenadores também
participaram de oficinas voltadas para as formações política, temática e de
diagnóstico, além de conheceram os métodos e técnicas para realização de oficinas
de trabalho. Os coordenadores também tiveram palestra sobre o uso das mídias
digitas no projeto e a dinâmica dos trabalhos da plenária estadual, que é
realizada no Plenário da ALMG.
A coordenadora estadual do Parlamento Jovem e
servidora da ALMG, Fernanda Freitas, avaliou esses três dias como intensos,
dinâmicos e enriquecedores. Ela destacou que a troca e a vivência
proporcionaram uma oportunidade de interação entre os coordenadores municipais,
regionais e estadual. “Foi a construção de um saber coletivo, de um projeto em
rede”, disse Fernanda.
Segundo ela, o curso encerrou a fase de preparação
do Parlamento Jovem de Minas 2016. A próxima fase é de implantação do
projeto nos municípios, com a atuação dos parceiros locais, a sensibilização da
comunidade e o contato com as escolas participantes para a formação de
monitores que vão trabalhar com os estudantes.
Tema de 2016 – O tema Mobilidade Urbana foi escolhido pelos
alunos do ensino médio representantes de cada município na etapa estadual,
realizada em outubro. Os estudantes optaram por um entre três temas sugeridos
pela Coordenação Estadual e pela Área de Consultoria da ALMG (Governança
Democrática, Inclusão Social das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Urbana).
O grupo levou em conta critérios como viabilidade, originalidade e relevância.
E os assuntos foram selecionados a partir de propostas feitas pelos municípios.
Fonte: Site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
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