No dia 03 de Abril as Câmaras
Mirim e Jovem iniciaram os estudos da Gincana do Saber 2014 com o tema:
Direitos Fundamentais.
O Professor da Faculdade de
Direito do Sul de Minas e Gestor do Departamento de Mestrado, Dr. Elias Kallás
falou aos estudantes das características dos Direitos Humanos, sua origem
histórica, finalidade para preservação da vida e liberdade do cidadão, e as
classificações de primeira, segunda e terceira gerações.
Direitos Fundamentais – tema da Gincana do Saber 2014
– são direitos que assistem todas as pessoas pelo simples fato de ser
um ser humano, por isso, também chamados de Direitos Humanos, como
direito à liberdade, à vida, ao trabalho, à moradia, por exemplo.
Após a explanação sobre o tema,
os vereadores mirins fizeram perguntas e levantou-se um debate entre os
estudantes, em consideração aos temas de repercussão na mídia, onde vinculam
uma imagem deturpada dos Direitos Humanos. “Nessa primeira aula
o objetivo é transmitir uma visão geral sobre os Direitos Fundamentais
com o objetivo inicial de quebrar aquela ideia de que os Direitos
Fundamentais apenas são invocados para proteger quem comete o crime.
Sempre vemos isso na mídia e não é a realidade. Precisamos compreender e
mostrar aos jovens que os Direitos são importantes pelos benefícios que
oferecem a nós, cidadãos honestos e cumpridores da Lei”, explica
Kallás.
A Gincana do Saber é um projeto da
Câmara Mirim, que está na quarta edição com o tema “Direitos Fundamentais”, já
foram trabalhados nos anos anteriores os seguintes assuntos: História de Pouso
Alegre, Direito do Consumidor e Estatuto da Criança e do Adolescente. A cada
ano é estabelecido uma parceria para a realização da Gincana do Saber.
Este ano, os Vereadores Mirins
recebem um material específico para estudo e possuem aulas elaboradas pelos
alunos do mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas, sob orientação do
Prof. Dr. Elias Kallás.
A Gincana do Saber acontecerá em
setembro na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Todas as
escolas que participam do projeto entram na competição de perguntas e
respostas. No fim da atividade, dois
representantes de cada escola participam do jogo que é avaliado por uma
banca examinadora. Neste ano, a banca será composto pelos mestrandos do
Direito.
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