A Gincana é uma ação da Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho desenvolvida sempre no primeiro ano do mandato dos vereadores mirins e jovens. Neste ano, o tema é: Direitos Fundamentais. Nessa jornada, a Escola do Legislativo conta com a parceria dos alunos do Mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM.
Na atividade desta quinta-feira, os jovens tiveram uma palestra com Bruno de Lucca e Carolina Baracat Mokarzel, mestrandos da Faculdade de Direito. Além da palestra, os estudantes também tiveram uma abordagem inicial ao estudo da Ética, Moral e Filosofia com a coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo.
Com os vereadores mirins e jovens, os mestrandos abordaram questões ligadas aos Direitos Fundamentais, também chamados de Direitos Humanos. Direitos Fundamentais – tema da Gincana do Saber 2014 – são direitos que assistem todas as pessoas pelo simples fato de ser um ser humano, por isso, também chamados de Direitos Humanos, como direito à liberdade, à vida, ao trabalho, à moradia, por exemplo.
Todas as escolas que participam do projeto entram na competição de perguntas e respostas. Antes da atividade final, os estudantes têm diversas palestras, aulas e rodadas de discussões sobre o tema para que eles possam compreender melhor o assunto. No fim da atividade, dois representantes de cada escola participam do jogo que é avaliado por uma banca examinadora. Neste ano, a banca será composto pelos mestrandos do Direito. A final da Gincana vai acontecer entre setembro e outubro, no Plenário da Câmara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário