Constituição em Miúdos

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Plenária Regional do Polo Sul de Minas IV do Parlamento Jovem de Minas 2017

           A tarde de quinta-feira, 03 de agosto, foi tomada pela discussão democrática envolvendo 250 jovens de 15 cidades do Sul de Minas, que compõem o Polo Sul de Minas IV: Andradas, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Carvalhópolis, Conceição dos Ouros, Córrego do Bom Jesus, Itajubá, Itanhandú, Machado, Maria da Fé, Paraisópolis, Santa Rita de Caldas, São Lourenço e Pouso Alegre. Ao todo são mais de 300 envolvidos entre os jovens estudantes, professores, coordenadores e representantes das 15 cidades sul-mineiras que compõem o supracitado Polo, que lotaram o Plenário da Câmara de Pouso Alegre, sede do evento, para discutir propostas sobre o tema Educação e Política.

A Plenária foi oficialmente aberta pelo vice-presidente da Câmara, vereador Leandro Morais (PPS) e pelo presidente da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, vereador Bruno Dias (PR). Estavam presentes também os vereadores Arlindo Motta Paes (PSDB) e Oliveira (PMDB), bem como vereadores e presidentes das Câmaras da região, que vieram para prestigiar o evento.

O presidente da Escola do Legislativo, vereador Bruno Dias, ressaltou a magnitude do projeto afirmando: “Hoje, recebendo aqui na Câmara todos esses jovens, fica claro que Pouso Alegre volta a ter o protagonismo em ações como essa, na fomentação da educação cidadã”.

Para receber as 15 cidades que compõem o Polo Sul de Minas IV, a Escola do Legislativo de Pouso Alegre movimentou uma grande infraestrutura. “Este é meu primeiro ano na Escola do Legislativo e fiquei muito honrado com a confiança depositada em mim porque movimentamos em Pouso Alegre uma estrutura maior que a própria estrutura da final do PJ. Receber todos esses jovens que estão empenhados em discutir um assunto tão importante para nosso estado, para nosso país”, ressaltou o coordenador do Polo Sul de Minas IV, Geovan Dantas.

Para Mônica Franco, coordenadora municipal do PJ, o projeto é uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento dos jovens; “Através do PJ, os estudantes têm a oportunidade real de vivenciar a prática política e parlamentar. O PJ é uma ação que vem exatamente ao encontro do nosso ideal de formação cidadã, sobretudo para os jovens e adolescentes”.

Para diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, o tema escolhido para este ano é fundamental: “A Política está presente o tempo todo em nossas vidas, a importância da participação está no fato de tomarmos consciência da nossa responsabilidade para a solução dos problemas que permeiam a nossa sociedade e acompanhar as ações dos nossos parlamentares para a defesa do bem comum”.


Conhecendo o Parlamento Jovem

           O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e da PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex), que conta, atualmente, com a parceria de diversas câmaras municipais mineiras.
A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberações que permeiam a vida. Neste ano, o tema foi Educação e Política e desde o mês de janeiro os estudantes debateram e levantaram propostas que poderão até se tornar leis de verdade no estado de Minas.

CONHEÇA AS PROPOSTAS APROVADAS E PRIORIZADAS NA PLENÁRIA REGIONAL, QUE IRÃO PARA A PLENÁRIA ESTADUAL

SUBTEMA 01 – Educação Política e Currículo

Proposta 01
           Implantação através da Secretaria de Estado da Educação no Estado de Minas Gerais do estudo do livro Constituição em Miúdos e da CRFB nas escolas da Rede Pública e Particular para os alunos do nono ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de forma interdisciplinar, promovendo o debate político.

Proposta 02
           Fica instituída a Semana de Aprendizagem Cidadã (SEAC), a ser realizada semestralmente por meio de palestras, debates, apresentação de trabalhos, feiras, entre outras atividades educacionais, com os alunos do ensino fundamental II e ate o segundo ano do ensino médio de todas as escolas. O tema a ser abordado em cada ano será de responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.


SUBTEMA 02 – Interações entre sociedade e escola na formação política dos Jovens

Proposta 01
           Criar a semana “Educação para Cidadania” em todas as escolas da rede pública e privada, com atividades de cunho sócio político em parceria com organizações da comunidade que promovam necessidades dos estudantes quanto à aprendizagem, proteção e desenvolvimento positivo, com palestras, jogos, gincanas, trazendo pais e comunidade para dentro do recinto escolar.

Proposta 02
           Criar o projeto “Câmara na Escola” com debates informativos envolvendo profissionais qualificados como mediadores, cidadãos no geral e alunos cujo objetivo seja criar a cultura e a inclusão de pessoas como ativistas da política local para discutir o cenário político atual de forma a despertar o interesse da sociedade e dos alunos pelos assuntos de importância a coletividade.


SUBTEMA 03 – Educação Política dos jovens para uma gestão democrática e participativa nas escolas

Proposta 01
           Implantação pela Secretaria da Educação, nas Escolas de Minas Gerais, do Projeto “Supremo Tribunal Filosófico”, modelo baseado no projeto do Prof. Eliton da Costa Rocha, que visa ampliar o espaço de debates e melhorar a prática pedagógica, o desempenho dos alunos e o gerenciamento das escolas.

Proposta 02
           Apoiar a criação de ouvidorias nas escolas públicas e privadas, garantindo uma gestão mais transparente das escolas nas questões relacionadas ao caixa escolar, ao projeto político pedagógico, ao estatuto do conselho escolar e aos planejamentos escolares. As propostas serão encaminhadas ao colegiado.


PROPOSTA NOVA
       Reestruturar os livros didáticos de acordo com o CBC (Conteúdo Básico Comum), acrescentando conteúdos referentes a política social sem o partidarismo.





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