A Plenária foi
oficialmente aberta pelo vice-presidente da Câmara, vereador Leandro Morais (PPS)
e pelo presidente da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, vereador Bruno Dias
(PR). Estavam presentes também os vereadores Arlindo Motta Paes (PSDB) e Oliveira
(PMDB), bem como vereadores e presidentes das Câmaras da região, que vieram para prestigiar o
evento.
O presidente
da Escola do Legislativo, vereador Bruno Dias, ressaltou a magnitude do
projeto afirmando: “Hoje, recebendo aqui na Câmara todos esses jovens, fica claro que
Pouso Alegre volta a ter o protagonismo em ações como essa, na fomentação da
educação cidadã”.
Para receber
as 15 cidades que compõem o Polo Sul de Minas IV, a Escola do Legislativo de
Pouso Alegre movimentou uma grande infraestrutura. “Este é meu primeiro ano na
Escola do Legislativo e fiquei muito honrado com a confiança depositada em mim
porque movimentamos em Pouso Alegre uma estrutura maior que a própria estrutura
da final do PJ. Receber todos esses jovens que estão empenhados em discutir um
assunto tão importante para nosso estado, para nosso país”, ressaltou o
coordenador do Polo Sul de Minas IV, Geovan Dantas.
Para Mônica
Franco, coordenadora municipal do PJ, o projeto é uma oportunidade valiosa para o
desenvolvimento dos jovens; “Através do PJ, os estudantes têm a oportunidade
real de vivenciar a prática política e parlamentar. O PJ é uma ação que vem
exatamente ao encontro do nosso ideal de formação cidadã, sobretudo para os
jovens e adolescentes”.
Para diretora
da Escola do Legislativo, Madu Macedo, o tema escolhido para este ano é
fundamental: “A Política está presente o tempo todo em nossas vidas, a
importância da participação está no fato de tomarmos consciência da nossa
responsabilidade para a solução dos problemas que permeiam a nossa sociedade e
acompanhar as ações dos nossos parlamentares para a defesa do bem comum”.
Conhecendo o Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e da PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex), que conta, atualmente, com a parceria de diversas câmaras municipais mineiras.
A cada ano, um tema de relevância
social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades
de estudo, debates e deliberações que permeiam a vida. Neste ano, o tema foi Educação e Política e desde o mês de janeiro os estudantes debateram e
levantaram propostas que poderão até se tornar leis de verdade no estado de Minas.
CONHEÇA AS PROPOSTAS APROVADAS E PRIORIZADAS NA PLENÁRIA REGIONAL, QUE IRÃO PARA A PLENÁRIA ESTADUAL
SUBTEMA 01 – Educação Política e Currículo
Proposta 01
Implantação através da Secretaria
de Estado da Educação no Estado de Minas Gerais do estudo do livro Constituição
em Miúdos e da CRFB nas escolas da Rede Pública e Particular para os alunos do
nono ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de forma interdisciplinar,
promovendo o debate político.
Proposta 02
Fica instituída a Semana de
Aprendizagem Cidadã (SEAC), a ser realizada semestralmente por meio de
palestras, debates, apresentação de trabalhos, feiras, entre outras atividades
educacionais, com os alunos do ensino fundamental II e ate o segundo ano do
ensino médio de todas as escolas. O tema a ser abordado em cada ano será de
responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.
SUBTEMA 02 – Interações entre sociedade e escola na formação política dos Jovens
Proposta 01
Criar a semana “Educação para
Cidadania” em todas as escolas da rede pública e privada, com atividades de
cunho sócio político em parceria com organizações da comunidade que promovam
necessidades dos estudantes quanto à aprendizagem, proteção e desenvolvimento
positivo, com palestras, jogos, gincanas, trazendo pais e comunidade para
dentro do recinto escolar.
Proposta 02
Criar o projeto “Câmara na
Escola” com debates informativos envolvendo profissionais qualificados como
mediadores, cidadãos no geral e alunos cujo objetivo seja criar a cultura e a
inclusão de pessoas como ativistas da política local para discutir o cenário
político atual de forma a despertar o interesse da sociedade e dos alunos pelos
assuntos de importância a coletividade.
SUBTEMA 03 – Educação Política dos jovens para uma gestão democrática e participativa nas escolas
Proposta 01
Implantação pela Secretaria da
Educação, nas Escolas de Minas Gerais, do Projeto “Supremo Tribunal
Filosófico”, modelo baseado no projeto do Prof. Eliton da Costa Rocha, que visa
ampliar o espaço de debates e melhorar a prática pedagógica, o desempenho dos
alunos e o gerenciamento das escolas.
Proposta 02
Apoiar a criação de ouvidorias
nas escolas públicas e privadas, garantindo uma gestão mais transparente das
escolas nas questões relacionadas ao caixa escolar, ao projeto político
pedagógico, ao estatuto do conselho escolar e aos planejamentos escolares. As
propostas serão encaminhadas ao colegiado.
PROPOSTA NOVA
Reestruturar os livros didáticos de acordo com o CBC (Conteúdo Básico Comum), acrescentando conteúdos referentes a política social sem o partidarismo.
Reestruturar os livros didáticos de acordo com o CBC (Conteúdo Básico Comum), acrescentando conteúdos referentes a política social sem o partidarismo.
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