Constituição em Miúdos

terça-feira, 14 de maio de 2019

Escola do Legislativo e Una realizam audiência com o tema Cidades Ativas

"Cidades Ativas - Promover cidades mais inclusivas e resilientes" foi o tema da Audiência Pública realizada pela Escola do Legislativo em parceria com a UNA. O tema integra a 2º edição da Semana Acadêmica da Arquitetura e Urbanismo da UNA Pouso Alegre, que será realizada até o dia 15 de maio. A palestra "Estudos sobre a vida pública e privada – reflexões sobre as escalas de convivência", ministrada pela designer, Rosa Clara, foi introdutória e fundamental para a realização da audiência pública que debateu sobre cidades ativas.
Cidades ativas são aquelas em que a população pode fazer escolhas mais saudáveis e sustentáveis. Para que isso seja possível, as cidades devem proporcionar acesso a espaços públicos e serviços de qualidade a todas as pessoas, garantindo que possam passear, descansar, brincar e se exercitar em praças, parques e equipamentos. Cidades ativas são também compactas, nas quais a proximidade entre a moradia e o trabalho, escola, serviços, lazer faz com que as redes de mobilidade a pé, cicloviária e de transporte público sejam mais eficientes e melhores distribuídas no território. Assim, a escolha pelo modal a pé ou bicicleta nos deslocamentos diários se torna viável. Por isso, cidades ativas são, necessariamente, mais caminháveis.
O presidente da Escola do Legislativo e relator da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, vereador Leandro Morais, presidiu a audiência e realizou a abertura oficial, destacando a importância de estruturas mais inclusivas nas cidades. Ao final da palestra, foram abertos os questionamentos do público presente e fala dos vereadores sobre o tema.





Nenhum comentário:

Postar um comentário