Constituição em Miúdos

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Escola do Legislativo lança projeto Jardim de Poesias

Jardim de PoesiasNa manhã desta sexta-feira (3), a praça Senador José Bento ganhou mais encanto: a poesia. O projeto Jardim de Poesias promete espalhar trovas e poesias por toda a cidade.  A Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho lançou o projeto Jardim de Poesias em meio a muita música. A iniciativa quer aproximar população das expressões artísticas. Serão afixados mosaicos em praças e jardins públicos contendo poesias e trovas escritas por pouso-alegrenses, exaltando as belezas daquele bairro. A primeira placa foi afixada na Praça e homenageia a cidade como um todo, citando os bairros de norte a sul de Pouso Alegre.
 
O coral de alunos das escolas municipais deu o tom da festa e encantou quem passava pela praça. Uma das filhas de Newton Meyer, Larissa Meyer, discursou para os presentes, lembrando que a poesia é eterna. “Meu pai faleceu há sete anos, mas sempre foi um poeta de Pouso Alegre. Hoje estamos muito felizes porque vemos que a poesia dele permanece viva e hoje pode encantar novamente a população. Essa é grande magia da poesia.” Narandy Meyer, também filha do autor, participou da homenagem fazendo o descerramento da placa.

Segundo a coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, a iniciativa é uma homenagem aos pouso-alegrenses. “Em 1998, a Câmara lançou um projeto que chamava Arte na Rua e fez muito sucesso na cidade. Agora, decidimos resgatar essas trovas que mostram as belezas da nossa cidade. O cenário das praças públicas foi escolhido porque todo mundo se encontra na praça, este é um espaço público importante. Essas trovas e poesias trazem uma autoestima coletiva. É muito gratificante ver nosso projeto dar frutos hoje”, conta Madu Macedo.

A presidente da Câmara, Dulcinéia Costa (PV), ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Escola do Legislativo. “Para a Câmara é uma alegria ver todos os resultados desse trabalho de tanta dedicação e carinho da Escola do Legislativo. O Jardim de Poesias, sem dúvidas, é um projeto que vai trazer ainda mais beleza para os nossos bairros, para nossa população. É uma grande alegria participar deste lançamento hoje”, explica Dulcinéia Costa.
Também estiveram presentes no evento Roberto Resende Vilela, membro da Academia Pouso-alegrense de Letras, representando a entidade; representantes da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Prefeitura Municipal e a viúva de Newton Meyer, Cristina Meyer. Além da empresa Visual Áudio, que acreditando na causa, ofereceu gratuitamente todo o serviço de som do evento.

Conheça melhor o projeto Jardim de Poesias
Além da questão educacional e cultural, o projeto tem grande envolvimento social, já que as placas de mosaico são produzidas pelos recuperandos da APAC (Associação de Apoio ao Condenado).  Cada placa é delicadamente confeccionada como parte dos trabalhos manuais produzidos na APAC. As peças levam, em média, 25 dias para ficar prontas. Por isso, o fluxo de instalação das placas será mensal. A cada 30 dias, a praça de um novo bairro vai receber o projeto, aproximando poesia e os moradores.
O projeto tem duas fases. Neste primeiro momento serão afixadas placas em 20 bairros da cidade, entre eles São João, São Cristóvão, Faisqueira. Alguns dos trovadores que se inspiraram em Pouso Alegre para produzir os textos já são falecidos e para homenageá-los a Escola do Legislativo escolheu justamente essas trovas para iniciar o projeto. Na segunda etapa, o Jardim de Poesias estará aberto para receber poesias e trovas de novos autores. Toda a população poderá participar.
Cada placa será financiada por uma instituição parceira. Já fazem parte do projeto a APAC e Princesa do Sul. Algumas famílias de autores das trovas também arcarão com o custeio das peças. O projeto também está aberto para receber o apoio de mais empresas, que desejem associar sua marca à causa.

Ascom Câmara.

Confira as fotos:

2 comentários:

  1. Parabéns pelo projeto Madu e todos que apoiam direta e indiretamente o projeto. Adorei a iniciativa e a forma que vem sendo implementado, assim como o envolvimento da comunidade. abraços Bia Telles

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho Madu Macedo!

    ResponderExcluir