Constituição em Miúdos

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Escola do Legislativo encerra atividades de 2013 com dinâmica e confraternização

  


    Nesta quinta-feira, 21, a Escola do Legislativo encerrou suas atividades em grande estilo. O ano de 2013 foi altamente produtivo para a Escola do Legislativo. Foram muitas as ações: a participação de destaque no Parlamento Jovem, a Academia Juvenil e os debates e oficinas da Câmara Mirim e Jovem. Uma novidade deste ano foi a criação da Câmara Universitária, uma ação que uniu o projeto aos estudantes do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas. 
   Para encerrar as atividades, a equipe da Escola do Legislativo reuniu todos estudantes que compõem as Câmaras Mirim, Jovem e Universitária e também os jovens escritores da Academia Juvenil de Letras para uma dinâmica especial e uma confraternização, no plenário da Câmara. 
   Lucas Figueiredo Silveira participa da Academia Juvenil de Letras pelo terceiro ano consecutivo. Para o aluno, as atividades fazem a diferença no aprendizado. “A Academia sempre é um aprendizado; isso é indiscutível. Tenho certeza de que tudo que aprendi aqui, eu não teria aprendido em outros lugares. Aqui, de uma forma lúdica, descontraída com os amigos nós aprendemos o pode de transformação da leitura, o amor à Língua Portuguesa. Isso acaba aguçando o nosso senso crítico”, conclui o jovem escritor.  
   Maria Alice Costa ingressou na Câmara Jovem se encantou com os projetos, conteúdos e conhecimento passado pela Câmara. “Aqui é um ambiente descontraído onde a gente aprende a ser cidadão em todos os sentidos; um cidadão melhor para a cidade, um cidadão que sabe votar e cobrar seus direitos. Essa é a ideia da Escola do Legislativo: ensinar a ser um cidadão pouso-alegrense de verdade”, afirma a jovem. 
Para Cristian Delfino, membro da Câmara Mirim, participar das atividades colaborou com sua percepção sobre o funcionamento do poder público e o ajuda a ser um cidadão mais participativo. “Depois que eu entrei na Câmara Mirim, eu percebi que agora eu compreendo melhor as leis, vejo como elas funcionam. É muito bom”, explica o vereador mirim.     
   Já a universitária Ingrid Molina se surpreendeu com as propostas e atividades ao ingressar no projeto da Câmara Universitária. “Ao longo do ano foram muitas atividades, muito aprendizado. Foram trabalhados muitos temas importantes e com os alunos da Câmara Mirim e Jovem, nós aprendemos muito e colaboramos também com que sabemos. Para quem ainda não participa fica aí o convite porque vale muito a pena conhecer os projetos”, conta a graduanda em Direito. 
   Para a Escola do Legislativo, o ano de 2013 encerra com saldo positivo. “Esse foi um ano que superou nossas expectativas. No mandato dos vereadores jovens e mirins foram dois anos de atividades e agora, com encerramento, percebemos que foi muito próspero. Não houve nenhuma desistência; ao contrário, novos jovens vieram a convite dos colegas que estava aqui. Para 2014, já temos muitas novidades em vista”, conclui a coordenadora da Escola, Madu Macedo. 
   O processo eleitoral para escolher os novos vereadores mirins e jovens acontece no começo de 2014, com a eleição nas escolas. As escolas ou alunos que tiverem interesse em conhecer melhor os projetos das Escola do Legislativo também podem entrar em contato pelo telefone 3449-6500 ou fazer uma visita à Câmara de Pouso Alegre.
     Confira todas as fotos no flickr da Câmara, clique aqui.










Nenhum comentário:

Postar um comentário