Constituição em Miúdos

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Escola do Legislativo participa do ICIM 2013






A formação cidadã e política trabalhada com os jovens de Pouso Alegre pela Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho destacou-se para o mundo, com a apresentação de um trabalho científico no Congresso Internacional realizado na PUC/SP – ICIM 2013 - Conferência Internacional de Inovação e Gestão.

O interesse em escrever sobre a Escola do Legislativo deu-se início com o convite da pesquisadora e membro do Núcleo dos Estudos do Futuro da PUC - SP – Beatriz Marcos Telles: "Vi possibilidades e oportunidades de escrevermos sobre o trabalho para darmos visibilidade e com isso disseminarmos a prática, no sentido de inspirar mais pessoas de outros espaços a também se dedicarem em formação cidadã de jovens, visto isso ser um aspecto de extrema relevância à  sustentabilidade de cidades, pela consciência cidadã". 
 
O principal embasamento e referencial teórico utilizado no artigo científico foi o trabalho realizado pela coordenadora Madu Macedo, com pesquisas e relatos sobre a importância da Escola do Legislativo no desenvolvimento da cidadania.

O artigo científico “A urgência da formação cidadã e política de jovens a sustentabilidade de cidades inovadoras na pós-modernidade: um relato da Escola do Legislativo de Pouso Alegre” - foi escrito pela coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre – Madu Macedo, a pesquisadora e membro do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC/SP – Beatriz Marcos Telles, a professora da FDSM – Ana Carolina Faria Silvestre, o chairman (organizador principal) do ICIM 2013 e membro do NEF da PUC/SP - Arnoldo de Hoyos Guevara, e a graduanda em Direito e estagiária da Escola do Legislativo – Mônica Fonseca Franco.


Prestigiaram o evento a Presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre - Dulcinéia Costa e a assessora da ELPA - Tatiana Rezende. Estavam presentes no evento sete países, entre eles: Holanda, Japão e China. O artigo científico será publicado no ANAIS do ICIM, em uma revista da Universidade da China e na RISUS do Brasil.

O ICIM é um evento acadêmico internacional que é realizado anualmente em vários países por um grupo de Universidades e conta com a participação de especialistas em inovação de cerca de 30 países.  O tema deste ano foi: Educar para Inovar, Inovar para Sustentar.



 

Um comentário:

  1. Foi muito gratificante poder mostrar o trabalho da EL no ICIM, dando a devida visibilidade, incluindo universidades externas ao Brasil. Mostramos que é possível atuar na expansão de consciências de jovens rumo à sustentabilidade de cidades pela formação cidadã e política, como vem ocorrendo na EL. As parcerias firmadas na construção do paper foram relevantes e agradecemos a todos, incluindo o apoio da presidente da Câmara dos Vereadores, Dulcinéia Costa que nos prestigiou com sua participação no evento. Parabéns a toda equipe da EL que atua com garra, fé e enthusiasmo*!
    * enthusiasmo = cheio de Deus

    ResponderExcluir