Constituição em Miúdos

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Escola do Legislativo de Pouso Alegre participa de Encontro Preparatório do PJ 2015



 
 Palestras, dinâmicas e grupos de trabalho marcaram o encontro realizado na Escola do Legislativo de Minas Gerais, nos dias 1 e 2 de dezembro de 2014, para preparação do PJ 2015 “Segurança Pública e Direitos Humanos”.

A Escola do Legislativo participou do evento, por meio da Diretora Madu Macedo e a Assessora e Jornalista, Tatiana Rezende, estavam presentes 70 pessoas de 41 câmaras municipais que têm interesse em participar do programa.

      Segundo a servidora da Escola do Legislativo da ALMG, Fernanda Machado Freitas, que é uma das coordenadoras do Parlamento Jovem de Minas, o foco do encontro foi a gestão e o planejamento para o próximo ano. Ela explicou que uma das palestras realizadas reforçou para os representantes das câmaras municipais a metodologia do projeto, destacando o trabalho em rede que é desenvolvido com o objetivo de estabelecer parcerias nos municípios.

Outro ponto abordado durante o encontro foi a regionalização, que para o seu fortalecimento não haverá município que atue de forma isolada na edição de 2015. Para isso, todas as cidades irão integrar pólos. 

Pouso Alegre, que já trabalhava como cidade Polo, irá coordenar em 2015 o Polo Sul de Minas 1, composto por 12 municípios Carvalhópolis, Monte Sião, Extrema, Ipuiuna, Itajubá, Lavras, Machado, Santa Rita de Caldas, Três Pontas, Ouro Fino, São Lourenço e Pouso Alegre.  O Polo Sul de Minas 2 será coordenado por Poços de Caldas, e é formado por 4 cidades, sendo Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Andradas e Poços de Caldas.

Para Madu Macedo, é uma alegria poder trabalhar com municípios que estão interessados em levar a educação cidadã para os estudantes. “A regionalização do PJ neste ano foi um aprendizado e troca de conhecimento muito grande, a interação e engajamento dos municípios levaram o desenvolvimento do PJ de forma compromissada, em 2015 proporcionar os objetivos do PJ para mais municípios da região vai ser uma satisfação”.


Durante o encontro também foram trabalhados guias de orientação, sobre apresentação, implantação e lançamento do projeto; formação dos monitores; oficinas de formação dos estudantes; etapa municipal; etapa regional; e interlocução com a sociedade. Também foram discutidos os cronogramas de trabalho dos municípios e dos polos formados pelas cidades participantes.

Câmaras - As câmaras municipais que participaram da reunião são de: Belo Horizonte, Betim, Carandaí, Itabira, João Monlevade, Ouro Preto, Ressaquinha e São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central do Estado; Nova Serrana, Divinópolis e Pains, no Centro-Oeste de Minas; Unaí, no Noroeste do Estado; Montes Claros, no Norte de Minas; Carvalhópolis, Monte Sião, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Andradas, Extrema, Guaxupé, Ipuiuna, Itajubá, Lavras, Machado, Ouro Fino, São Lourenço e Três Pontas, no Sul de Minas; Conceição das Alagoas, Iturama, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro; Capelinha, no Vale do Jequitinhonha; Espera Feliz, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata.
                                                                                                                
                                                                                                  






Fonte: Ascom ALMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário