Constituição em Miúdos

terça-feira, 14 de março de 2017

Lançamento do Parlamento Jovem de Pouso Alegre 2017 reúne Estudantes, Professores e Vereadores

Nesta segunda feira, dia 13 de março de 2017, aconteceu o lançamento do Parlamento Jovem de Minas em Pouso Alegre na Câmara Municipal com a presença de 100 pessoas, dentre alunos do Ensino Médio, Professores e Vereadores. O tema estudado este ano será “Educação Política nas Escolas”.

Os trabalhos iniciaram com a composição da mesa de honra, formada pelo Presidente da Câmara, Vereador Adriano da Farmácia, o Presidente da Escola do Legislativo, Vereador Bruno Dias e pela Diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo. A abertura oficial foi realizada pelo Presidente, Adriano da Farmácia, que reafirmou o compromisso desta Casa de Leis para a promoção e valorização de projetos voltados para a educação cidadã dos jovens.

Em seguida o Presidente da Escola do Legislativo, Ver. Bruno Dias contextualizou a importância da participação política por meio da história e interagiu com os alunos, indagando os principais problemas de seus respectivos bairros e o caminho para a solução dos mesmos mediante uma atuação ativa dos cidadãos junto ao Legislativo Municipal.  

Na sequencia foi realizada a palestra “O Despertar para a vivência da cidadania” com a Diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo. “A Política está presente o tempo todo em nossas vidas, a importância da participação está no fato de tomarmos consciência da nossa responsabilidade para a solução dos problemas que permeiam a nossa sociedade e acompanhar as ações dos nossos parlamentares para a defesa do bem comum”.

O Parlamento Jovem de Pouso Alegre teve a honra de contar com a presença da Verª Profaª Mariléia Franco, Ver. Leandro Morais, Ver. Rodrigo Modesto, Ver. Adelson do Hospital, Ver. Rafael Aboláfio, Ver. André Prado e Ver. Odair Quincote.

Também estava prestigiando o evento, a Coordenadora do Núcleo de Extensão, Profª. Ana Carolina Faria Silvestre, representando a Faculdade de Direito do Sul de Minas, a qual é parceira da Escola do Legislativo, por meio do projeto de extensão Câmara Universitária.

Estavam presentes a pesquisadora e Doutora em Educação, Dra. Maria do Socorro Maia, nossa convidada de honra, o Diretor Administrativo da Escola do Legislativo, Geovan Dantas Ferraz, o estagiário da Escola do Legislativo e ex-monitor do Parlamento Jovem, Bruno Soares e a Coordenadora do Parlamento Jovem, Mônica Fonseca Franco.

Também marcaram presença os monitores do Parlamento Jovem, alunos da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Dentre eles está o aluno, Luiz Paulo, egresso da Câmara Jovem e Parlamento Jovem que compartilhou a sua experiência no projeto, relatando a importância para a sua formação.

Com muita reflexão e otimismo foi encerrado o lançamento do Parlamento Jovem de Pouso Alegre mostrando para os estudantes que eles são os protagonistas do projeto. Madu Macedo citou trechos da música do Gonzaguinha “Vamos lá fazer o que será, hoje é semente do amanhã”, relacionando a atuação dos jovens no Parlamento Jovem 2017, bem como na política e o reflexo de suas ações na formação pessoal.


O próximo encontro será realizado no dia 20 de março, às 17h30, no plenarinho da Câmara Municipal de Pouso Alegre.







Nenhum comentário:

Postar um comentário