No
dia 08 de junho foi realizada na Câmara Municipal de Pouso Alegre a Plenária Municipal
do Parlamento Jovem 2017 com a participação de 40 estudantes de Pouso Alegre, que discutiram e priorizaram as propostas sobre “Educação Política nas
Escolas”.
Prestigiando
o evento estavam presentes o Presidente da Escola do Legislativo, Vereador
Bruno Dias, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Vereador
Leandro Morais, e a Vereadora Profª. Mariléia Franco, compondo a mesa das
autoridades. A abertura foi realizada pelo Vice-Presidente, Leandro Morais, que
falou da importância da participação e do tema “Educação Política nas Escolas”.
Também estavam presentes os estudantes do PJ de Andradas e os
Coordenadores João Carlos de Souza e Enrico Delavia Rosa; a Coordenadora do PJ
de São Lourenço, Mayara Gouveia; os estudantes do PJ de Camanducaia e a
Coordenadora, Dilma Almeida; os estudantes do PJ de Conceição dos Ouros, a
Coordenadora Marina Gonçalves e o Presidente da Câmara Municipal de Conceição
dos Ouros, Vereador Fábio Silva, os estudantes do PJ de Santa Rita de Caldas, a
Coordenadora Grace Kelly e a monitora Cláudia.
Em
seguida foi apresentado brevemente pela Coordenadora do Parlamento Jovem,
Mônica Fonseca Franco, o trabalho realizado pelo Parlamento Jovem de Pouso
Alegre, agradecendo todos os parceiros e apoiadores.
E, iniciando os trabalhos da Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Pouso
Alegre, foram chamados para ocuparem seus lugares na mesa o estudante Lucas
Silva Souza, do Colégio CNEC e a relatora Yasmim Ferreira, do IF – Sul de Minas.
Com
muita participação dos estudantes por meio dos pedidos de destaques para
modificações das propostas, dentre as 15 propostas apresentadas, as priorizadas
foram as seguintes, que estão destacadas em negrito:
1
- Educação Política e Currículo
Proposta
1:
Implantação
no Estado de Minas Gerais do estudo do livro Constituição em Miúdos e da
Constituição Federal nas Escolas da Rede Pública e Particular de Ensino para os
alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio, o livro
será aplicado de forma interdisciplinar.
Proposta
2:
Democratização ao acesso
da plataforma do Parlamento Jovem de Minas no portal da ALMG, no tocante as
oficinas cadastradas pelos municípios participantes do Parlamento Jovem para
todos os professores, a fim de possibilitar um banco de dados de oficinas para
aplicação em todas as escolas.
Proposta
3:
Incentivo pelas Câmaras e
escolas à participação no Parlamento Jovem de Minas, por meio de uma divulgação
efetiva, tendo como meta a frequência de, pelo menos, 10% dos alunos do Ensino
Médio. Os participantes terão um bônus de 4% da nota de cada período na
disciplina escolhida. As escolas abrirão espaço de oportunidade para a
realização de atividades, expondo o conhecimento adquirido no Parlamento Jovem.
Proposta
4:
Encaminhamento pela ALMG
para o Senado Federal de sugestão de modificação da LDB, tornando facultativo às
escolas a escolha não só da inclusão do ensino religioso, mas também Educação
Política.
2
– Interações entre sociedade e escola na formação política dos Jovens
Proposta
1:
Utilização
do espaço de escolas públicas como ambientes de benefício social; este espaço
será utilizado nos finais de semana para servir a sociedade com rodas de
conversa e oficinas diversas. Esta utilização será regulamentada pela
Secretaria de Educação. Faz-se necessário a criação de um período para cada
espaço ser utilizado sem sobrecargas, por meio de rotatividade entre as
escolas.
Proposta
2:
Fortalecimento dos
eventos sócio culturais já existentes nos municípios, por meio de uma parceria
entre a Superintendência, Secretaria de Educação e os grupos sociais,
realizando ampla divulgação dentro das escolas e, se possível, o fornecimento
dos materiais necessários.
Proposta
3:
Criação pelo Governo do Estado de Minas de um bônus no
orçamento para custear as atividades e trabalhos de cidadania desenvolvidas nas
escolas estaduais em prol de seus respectivos bairros e municípios.
Proposta
4:
Criação de Associação dos Jovens no âmbito da
escola para tratar assuntos referentes à comunidade escolar, por meio de
realização de fóruns promovidos pelos municípios a cada 2 anos para
acompanhamento das ações e demandas das associações.
Proposta
5:
Implantação do projeto Jogos dos Bairros pela Secretaria de
Educação de Minas Gerais, cada escola representará um bairro de sua cidade, e
posteriormente fará um estudo do bairro com relação aos aspectos
sócio-políticos, depois cada escola, por meio de representantes, apresentarão o
seu estudo e um projeto que achar pertinente com relação a demanda do bairro na
Câmara Municipal para ser encaminhado para o Executivo e incluído no PPA.
3- Educação Política dos Jovens para uma Gestão democrática e participativa nas escolas
Proposta
1:
Obrigatoriedade
da divulgação pela Direção e Professores sobre o que é o Grêmio Estudantil e a
importância da atuação na gestão escolar, para fomentar a criação de grêmios
nas instituições de ensino.
Proposta
2:
Criação de um portal pela
Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Subsecretaria de Juventude
Estadual, para conter todas as informações dos grêmios estudantis, formação e
desenvolvimento de atividades, promoção da transparência e publicidade dos
grêmios.
Proposta
3:
Criação, nas escolas do
Estado de Minas Gerais, das Olimpíadas da Independência, promovendo debates,
entre outras atividades com temas voltados para a Educação Política dos Jovens.
As regras das olimpíadas conterão também pontuação acerca da disciplina escolar
que será formulada em conjunto pelos próprios alunos.
Proposta
4:
Implantação da ouvidoria
nas escolas, por meio de urnas distribuídas pelo espaço escolar para coletar
avaliações e demandas dos alunos com relação a escola, a urna da ouvidoria será
aberta por um representante dos estudantes no Colegiado Escolar.
Proposta
5:
Estabelecimento da
nomeação de um profissional pedagógico da própria escola em todas as
instituições de ensino Fundamental II e Médio para acompanhar os trabalhos do
grêmio estudantil, ficando este profissional responsável por auxiliar a criação
do grêmio; no processo eleitoral e nas demais ações e projetos do grêmio
estudantil.
Proposta
6:
Atribuição, ao colegiado
escolar, da deliberação sobre as proposições do grêmio estudantil, quando não
houver aprovação da direção escolar.
As propostas
priorizadas foram encaminhadas para a Coordenação do Polo Sul de Minas IV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário