Constituição em Miúdos

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Pouso Alegre reúne estudantes para discutir e priorizar propostas sobre Educação Política nas Escolas

No dia 08 de junho foi realizada na Câmara Municipal de Pouso Alegre a Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2017 com a participação de 40 estudantes de Pouso Alegre, que discutiram e priorizaram as propostas sobre “Educação Política nas Escolas”.

Prestigiando o evento estavam presentes o Presidente da Escola do Legislativo, Vereador Bruno Dias, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Vereador Leandro Morais, e a Vereadora Profª. Mariléia Franco, compondo a mesa das autoridades. A abertura foi realizada pelo Vice-Presidente, Leandro Morais, que falou da importância da participação e do tema “Educação Política nas Escolas”.

Também estavam presentes os estudantes do PJ de Andradas e os Coordenadores João Carlos de Souza e Enrico Delavia Rosa; a Coordenadora do PJ de São Lourenço, Mayara Gouveia; os estudantes do PJ de Camanducaia e a Coordenadora, Dilma Almeida; os estudantes do PJ de Conceição dos Ouros, a Coordenadora Marina Gonçalves e o Presidente da Câmara Municipal de Conceição dos Ouros, Vereador Fábio Silva, os estudantes do PJ de Santa Rita de Caldas, a Coordenadora Grace Kelly e a monitora Cláudia.

Em seguida foi apresentado brevemente pela Coordenadora do Parlamento Jovem, Mônica Fonseca Franco, o trabalho realizado pelo Parlamento Jovem de Pouso Alegre, agradecendo todos os parceiros e apoiadores.

E, iniciando os trabalhos da Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Pouso Alegre, foram chamados para ocuparem seus lugares na mesa o estudante Lucas Silva Souza, do Colégio CNEC e a relatora Yasmim Ferreira, do IF – Sul de Minas.

Com muita participação dos estudantes por meio dos pedidos de destaques para modificações das propostas, dentre as 15 propostas apresentadas, as priorizadas foram as seguintes, que estão destacadas em negrito:

1 - Educação Política e Currículo
Proposta 1:
Implantação no Estado de Minas Gerais do estudo do livro Constituição em Miúdos e da Constituição Federal nas Escolas da Rede Pública e Particular de Ensino para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio, o livro será aplicado de forma interdisciplinar.
Proposta 2: 
Democratização ao acesso da plataforma do Parlamento Jovem de Minas no portal da ALMG, no tocante as oficinas cadastradas pelos municípios participantes do Parlamento Jovem para todos os professores, a fim de possibilitar um banco de dados de oficinas para aplicação em todas as escolas.
Proposta 3:
Incentivo pelas Câmaras e escolas à participação no Parlamento Jovem de Minas, por meio de uma divulgação efetiva, tendo como meta a frequência de, pelo menos, 10% dos alunos do Ensino Médio. Os participantes terão um bônus de 4% da nota de cada período na disciplina escolhida. As escolas abrirão espaço de oportunidade para a realização de atividades, expondo o conhecimento adquirido no Parlamento Jovem.
Proposta 4:
Encaminhamento pela ALMG para o Senado Federal de sugestão de modificação da LDB, tornando facultativo às escolas a escolha não só da inclusão do ensino religioso, mas também Educação Política. 

2 – Interações entre sociedade e escola na formação política dos Jovens
Proposta 1:
Utilização do espaço de escolas públicas como ambientes de benefício social; este espaço será utilizado nos finais de semana para servir a sociedade com rodas de conversa e oficinas diversas. Esta utilização será regulamentada pela Secretaria de Educação. Faz-se necessário a criação de um período para cada espaço ser utilizado sem sobrecargas, por meio de rotatividade entre as escolas.
Proposta 2:
Fortalecimento dos eventos sócio culturais já existentes nos municípios, por meio de uma parceria entre a Superintendência, Secretaria de Educação e os grupos sociais, realizando ampla divulgação dentro das escolas e, se possível, o fornecimento dos materiais necessários.
Proposta 3:
Criação pelo Governo do Estado de Minas de um bônus no orçamento para custear as atividades e trabalhos de cidadania desenvolvidas nas escolas estaduais em prol de seus respectivos bairros e municípios.
Proposta 4:
Criação de Associação dos Jovens no âmbito da escola para tratar assuntos referentes à comunidade escolar, por meio de realização de fóruns promovidos pelos municípios a cada 2 anos para acompanhamento das ações e demandas das associações.
Proposta 5:
Implantação do projeto Jogos dos Bairros pela Secretaria de Educação de Minas Gerais, cada escola representará um bairro de sua cidade, e posteriormente fará um estudo do bairro com relação aos aspectos sócio-políticos, depois cada escola, por meio de representantes, apresentarão o seu estudo e um projeto que achar pertinente com relação a demanda do bairro na Câmara Municipal para ser encaminhado para o Executivo e incluído no PPA.

3- Educação Política dos Jovens para uma Gestão democrática e participativa nas escolas
Proposta 1:
Obrigatoriedade da divulgação pela Direção e Professores sobre o que é o Grêmio Estudantil e a importância da atuação na gestão escolar, para fomentar a criação de grêmios nas instituições de ensino.
Proposta 2:
Criação de um portal pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Subsecretaria de Juventude Estadual, para conter todas as informações dos grêmios estudantis, formação e desenvolvimento de atividades, promoção da transparência e publicidade dos grêmios.
Proposta 3:
Criação, nas escolas do Estado de Minas Gerais, das Olimpíadas da Independência, promovendo debates, entre outras atividades com temas voltados para a Educação Política dos Jovens. As regras das olimpíadas conterão também pontuação acerca da disciplina escolar que será formulada em conjunto pelos próprios alunos.
Proposta 4:
Implantação da ouvidoria nas escolas, por meio de urnas distribuídas pelo espaço escolar para coletar avaliações e demandas dos alunos com relação a escola, a urna da ouvidoria será aberta por um representante dos estudantes no Colegiado Escolar.
Proposta 5:
Estabelecimento da nomeação de um profissional pedagógico da própria escola em todas as instituições de ensino Fundamental II e Médio para acompanhar os trabalhos do grêmio estudantil, ficando este profissional responsável por auxiliar a criação do grêmio; no processo eleitoral e nas demais ações e projetos do grêmio estudantil.
Proposta 6:
Atribuição, ao colegiado escolar, da deliberação sobre as proposições do grêmio estudantil, quando não houver aprovação da direção escolar.

            As propostas priorizadas foram encaminhadas para a Coordenação do Polo Sul de Minas IV.

            A Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Pouso Alegre foi transmitida ao vivo pelo TV Câmara de Pouso Alegre e está disponível no link. 





























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