Constituição em Miúdos

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Alunos da E. M. Dom Otávio participam da palestra "Despertar para a vivência da cidadania"

Nesta quarta-feira, 13 de setembro, os alunos do 9º ano da Escola Municipal Dom Otávio participaram da palestra "Despertar para a vivência da cidadania", coordenada pela Assessora da Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho, Mônica Franco. A palestra abordou temas relacionados à cidadania, tratando de forma impactante informações que muitas vezes passam despercebidas por nós, cidadãos.

Durante a palestra os alunos foram cientificados da importância que tem a participação efetiva de cada cidadão na vida política de seu município, nos moldes do pensamento platônico, o qual afirma que "Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam". Diante desta exposição, foi perceptível o choque dos alunos ao notarem que seu desinteresse político acarreta, muitas vezes, na tomada de decisões contrárias às suas vontades.

Visando elucidar ainda mais a questão da importância da participação ativa dos cidadãos na vida política, a Assessora, Mônica Franco, se valeu de uma alusão que intrigou aos presentes - comparou-se a participação dos alunos na política com a participação de um empresário na própria empresa, de modo que os estudantes concluíram que um cidadão não participativo se iguala a um empresário que não frequenta a própria empresa e sequer sabe quantos funcionários ali trabalham e quais as funções que desempenham.

A questão da corrupção também fora abordada, atentando-se para os dizeres de Victor Hugo (1802-1885), poeta, escritor e dramaturgo francês que trouxe, em uma de suas obras, dizeres reproduzidos na Constituição em Miúdos, em que afirma que "Entre um governo que faz o mau e o povo que o consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa".

Após a palestra, houve a apresentação musical da canção Trem Bala, de autoria da artista Ana Vilela e, ainda, a apresentação de demandas, pelos alunos, aos vereadores presentes - Ver. Wilson Tadeu Lopes, Ver. Prof.ª Mariléia Franco e Ver. Leandro Moraes - que se mostraram dispostos a levá-las ao Executivo, bem como evidenciaram a importância de seus cargos e suas respectivas funções, atentando para a relevância social de projetos que visam aproximar os representados de seus representantes.

Por fim, discutiu-se a respeito da recente lei que proíbe o uso de aparelhos celulares em ambiente de sala de aula, com grande questionamento, por parte dos alunos, a respeito dos fundamentos e importâncias da mesma, que foram prontamente esclarecidos pelos vereadores presentes.

Confira abaixo as fotos da palestra:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário