Constituição em Miúdos

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Etapa Estadual do Parlamento Jovem de Minas acontece com muita participação e debate dos jovens sobre a “Educação Política nas Escolas”

A etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas aconteceu do dia 20 a 22 de setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais com a participação de estudantes, coordenadores, monitores e vereadores de 65 municípios para discussão e aprovação de propostas sobre o tema “Educação Política nas Escolas”, para definição de estratégia e planejamento do PJ Minas 2018, eleição do tema para o próximo ano e várias dinâmicas de entrosamento e debate político.

No primeiro dia, 20 de setembro, os alunos participaram de uma dinâmica de entrosamento e de uma atividade teatral com o objetivo de levantar a discussão dos três temas que foram sugeridos para a edição do PJ 2018, 1 – Violência contra a mulher; 2 – violência contra os jovens; 3 – Jovem e o mercado de trabalho.

Já no dia 21 de setembro, os estudantes se reuniram na Escola do Legislativo da ALMG para repassar as dinâmicas da Plenária e esclarecer as dúvidas, em seguida aconteceu um debate dos temas para o PJ 2018 e em seguida a eleição, sendo vencedor o tema “Violência contra a mulher”, que será trabalhado no próximo ano. Em seguida os alunos elegeram o coordenador e o relator dos grupos de trabalho, 1 – Educação Política e Currículo; 2 – Interações entre a Escola e a Sociedade para a formação Política dos Jovens e 3 – Educação Política dos Jovens para uma gestão democrática e participativa nas escolas.

Paralelamente às atividades realizadas pelos estudantes os coordenadores se reuniram na Assembleia para uma reunião de avaliação do projeto e metodologia aplicada no Parlamento Jovem de Minas, também foram respondidas pesquisas que serão utilizadas em trabalhos científicos sobre a formação política dos jovens no PJ de Minas. O Coordenador Regional do Polo Sul de Minas IV, Geovan Dantas Ferraz, apresentou as avaliações gerais do Polo, composto por 15 cidades, ressaltando o que foi bom e o que poderia melhorar em cada etapa do projeto.

No Período da tarde, os estudantes reunidos nos grupos de trabalho discutiram e aprovaram as propostas que foram encaminhadas para a Plenária Estadual e os coordenadores participaram de uma reunião com a gerente Geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Smith, sobre a ampliação do PJ de Minas e regras gerais foram definidas. Já estão inscritas para o PJ Minas do próximo ano, 153 municípios.

Na sexta-feira, dia 22 de setembro, os alunos tiraram a foto oficial em seguida começou a Plenária Estadual com a abertura com as autoridades, compondo a mesa de honra estavam presentes o Deputado Estadual João Bosco; o Presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG, Dep. Estadual André Quintão; a Gerente Geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmidt; o pró-reitor da PUC Minas, Wanderley; representando os Coordenadores Municipais, Carlos de Unaí e representando todos os Vereadores presentes, o Ver. Leonardo de Oliveira Lara de Pains.


No período da tarde, os estudantes retornaram para o Plenário para a discussão e aprovação das propostas, que foram encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da ALMG. Os alunos representantes de Pouso Alegre, Jonas Costa e Lucas Silva, destacaram as propostas e ficaram bem satisfeitos com a qualidade do debate e as propostas aprovadas, ressaltando entre elas Implantação do estudo da Constituição Federal por meio do livro “Constituição em Miúdos” em todo o Estado e também as propostas que visam o fortalecimento do Grêmio Estudantil nas escolas. 

Confira todas as fotos no nosso álbum na pagina da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, click aqui. 











































Nenhum comentário:

Postar um comentário