Constituição em Miúdos

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Plenária Municipal do PJ de Pouso Alegre aprova propostas sobre Envelhecimento e Qualidade de Vida




A plenária Municipal do Parlamento Jovem de Pouso Alegre aconteceu no dia 31 de julho, no Plenarinho da Câmara Municipal e contou com a participação dos vereadores mirins e jovens para a aprovação e discussão das propostas apresentadas pelos membros do PJ.

A Plenária Municipal é uma das etapas do Parlamento Jovem, projeto de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a Plenária Regional do PJ, que será realizada no dia 04 de setembro na Câmara Municipal de Pouso Alegre.

Nesta etapa,  foram apresentadas oito propostas no total e priorizadas três, sendo uma para cada subtema discutido: “Direito ao Envelhecimento com Qualidade de Vida”, “Promoção da Convivência Intergeracional” e “Protagonismo Social e Político dos Idosos”.
 
Os jovens membros do PJ mostraram-se muito satisfeitos com as propostas aprovadas.

Ana Clara Cândido falou sobre o motivo da sua propositura “Em nossas pesquisas uma das demandas ressaltadas pelos idosos foi a questão da saúde, pois hoje ela possui um caráter emergencial, e nós queremos que os idosos não sejam apenas curados, mas sim cuidados. E a proposta apresenta uma melhora na saúde dos idosos, pois trabalha com o estímulo à geriatria nas universidades de medicina do Estado, onde os alunos prestarão atendimentos e acompanhamento ao idoso.” 

Fábio Wendel Silva avaliou positivamente a Plenária e falou sobre sua proposta: “A plenária Municipal ocorreu de maneira tranqüila, os vereadores mirins e jovens concordaram com as nossas propostas, o que mostra que trabalhamos bem na sua elaboração. A proposta aprovada do “Idoso Mais Digital” vai propiciar a inclusão digital para os idosos, possibilitando mais informações, adequação com as novas tecnologias e até mesmo ampliar sua rede de contatos”. 

Para a estudante Maria Gabriela Gianinni Duarte “a importância de aprovar a proposta “Condomínio da Terceira Idade” apresenta a possibilidade de Minas Gerais ter um condomínio público para atender os idosos, lhes oferecendo moradia e um espaço de lazer, esporte, entretenimento e uma unidade de saúde exclusiva.”

Isabelle Maris Pelegrini, monitora do Parlamento Jovem 2014 relatou: “É uma experiência muito rica, o debate é sempre muito importante, os estudantes apresentaram propostas com diversidade de temas. A trajetória até chegar na Plenária foi de muito estudo e trabalho, o que para mim e para os estudantes foi muito enriquecedor”.

Melina de Souza Oliveira, membro da Câmara Jovem, participou do processo de eleição para ela, a plenária do PJ foi muito importante, pois “futuramente seremos idosos e pensar propostas para melhorar as políticas públicas nesta área trará muitos benefícios”.

A Coordenação dos trabalhos foi realizado pela Assistente da ELPA, Mônica Fonseca, com a ajuda dos membros da Câmara Universitária e Monitores do PJ. A Plenária foi prestigiada pela Presidente da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Dulcineia Costa, a Diretora, Madu Macedo, e a Coordenadora do Parlamento Jovem Regional, Tatiana Rezende.

As Câmaras da região, Ouro Fino e São Lourenço, interessadas em trabalhar com o PJ no próximo ano acompanharam a apresentação dos jovens.“A Plenária foi muito importante, foi ótima para o nosso conhecimento para também trabalharmos o Parlamento Jovem em Ouro Fino”, relatou Simone Sarapu, coordenadora da Escola do Legislativo de Ouro Fino.

O Presidente da Câmara de Monte Sião, vereador Hércules Divino de Faria, membro do PJ Regional Sul de Minas, estava presente para buscar experiência e vivenciar a realização de sua Plenária do PJ. 

As cidades que compõem o PJ Regional Sul de Minas são: Carvalhópolis, Monte Sião, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Santa Rita de Caldas.

Acesse todas as fotos do evento no nosso facebook: Escola Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário