Constituição em Miúdos

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Vereadores mirins debatem indisponibilidade dos direitos


Dividir opiniões e levar à reflexão – essa é uma das grandes metas da Escola do Legislativo com os jovens.  Na atividade desta quinta-feira, 21, os alunos repensaram a questão da indisponibilidade dos direitos. A atividade foi coordenada pelas mestrandas da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pâmela Regina Carvalho e Maria Lídia Gomes Flora. 

O tema foi debatido após os alunos assistirem trecho do filme “Uma prova de Amor”. A ficção expõe o drama da adolescente Anna, que foi gerada por inseminação artificial com a intenção de ser a doadora de órgãos para a irmã mais velha que sofria de um tipo raro e grave de câncer. Depois de anos de transfusões, procedimentos dolorosos e cirurgias, Anna resolve questionar judicialmente se deve mesmo ser a eterna doadora que apenas prorroga a vida da irmã doente.   

Após conhecer a história fictícia, os jovens foram levados a refletir sobre a questão se posicionando em grupos favoráveis e contrários. A interação faz parte das atividades preparatórias para a Gincana do Saber, que neste ano aborda os Direitos Fundamentais. 
A Gincana é uma ação da Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho desenvolvida sempre no primeiro ano do mandato dos vereadores mirins.  Neste ano, o tema é: Direitos Fundamentais.

Nessa jornada, a Escola do Legislativo conta com a parceria dos alunos do Mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM.  

Todas as escolas que participam do projeto entram na competição de perguntas e respostas. Antes da atividade final, os estudantes têm diversas palestras, aulas e rodadas de discussões sobre o tema para que eles possam compreender melhor o assunto. No fim da atividade, dois representantes de cada escola participam do jogo que é avaliado por uma banca examinadora. Neste ano, a banca será composta pelos mestrandos do Direito. A final da Gincana vai acontecer de 15 e 22 de setembro, no Plenário da Câmara.





Fonte: Ascom Câmara Municipal de Pouso Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário