Constituição em Miúdos

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Câmaras Mirim, Jovem e Universitária debatem modelos de ideologia política

Nesta última quinta-feira, 17 de maio, os alunos das Câmaras Mirim, Jovem e Universitária debateram, sob a coordenação do assessor parlamentar e professor de História, Adriano Barreiro, os modelos mais relevantes de ideologia política.

A princípio, visando introduzir o assunto e despertar o interesse dos discentes, o professor questionou-os a respeito de suas opiniões quanto a assuntos polêmicos, tais como o aborto, a descriminalização da maconha e a posse de arma de fogo por civis. Atentos e participativos, os alunos iam expondo suas opiniões e, sem notar, posicionavam-se ideológica e politicamente a cada resposta.

Após a discussão do posicionamento dos presentes quanto a questões polêmicas que protagonizam os debates políticos atuais, Adriano Barreiro tratou de situar os alunos historicamente, visando dar uma certa base necessária para a correta compreensão dos institutos que foram tratados no decorrer do encontro. Sendo assim, questões como o surgimento dos termos “direita”, “esquerda”, “liberal” e “libertário” foram trazidas à tona, possibilitando aos alunos a compreensão dessas expressões tão utilizadas atualmente e das quais poucos sabem o verdadeiro significado.

Passando pela Revolução Francesa, jacobinos, girondinos, artesãos, alfaiates, burguesia e elite, o encontro finalmente atingiu o cenário político atual, possibilitando aos alunos distinguirem as diferenças entre “esquerda” e “direita”, “liberal” e “libertário” e, consequentemente, concluírem qual posição ideológica adotam atualmente.

O debate também proporcionou aos alunos uma conclusão fundamental: nossos posicionamentos a respeito das questões que regem o nosso dia-a-dia muitas vezes são díspares, ou seja, dificilmente alguém será totalmente de “esquerda” ou de “direita” e é essa pluralidade de posicionamentos que nos permite lutar pelo que acreditamos, mas sempre dando prevalência ao respeito e à empatia, compreendendo e fazendo-se ser compreendido pelo outro.













Nenhum comentário:

Postar um comentário