Constituição em Miúdos

terça-feira, 13 de março de 2018

Segundo encontro do Parlamento Jovem de Pouso Alegre


Nesta segunda-feira, dia 12 de março, ocorreu o segundo encontro do Parlamento Jovem de Pouso Alegre. A aula foi ministrada pela assessora da Escola do Legislativo, Mônica Franco, que, organizando os estudantes em uma roda, se apresentou, agradeceu a presença de todos e reconheceu o esforço dos mesmos em dedicar parte de seu precioso tempo em prol de uma causa tão nobre, que deu ensejo ao tema do Parlamento Jovem desse ano: A Violência Contra a Mulher.

Em um primeiro momento, fora pedido para que os alunos formassem duplas e se apresentassem uns aos outros durante 5 minutos. Feito isso, os mesmos deveriam levantar-se e expor, para todos os demais, quem era a pessoa com a qual acabara de trocar ideias. Os participantes mostraram-se muito maduros durante a exposição, apresentando sem receios o colega com o qual compôs dupla e ouvindo, atentamente, os demais fazerem o mesmo. Ao final, pôde-se concluir que as diferenças ali presentes, fossem elas de gênero, cor, raça, etnia, política, econômica ou social, em nada influíram no contato com o outro – muito pelo contrário – a pluralidade de ideologias e experiências se mostrou um fator ímpar na aproximação de todos e no nascimento de relações que, sem dúvida alguma, deixarão belos e inesquecíveis rastros na vida de todos os participantes do projeto.

Feitas as devidas apresentações e constituídos os laços iniciais de uma relação que ainda surtirá muitos frutos, os alunos assistiram, concentrados, à palestra “Despertar para a Vivência da Cidadania”, que visa expor fatos como a importância de ser um cidadão ativo e participante e não aquele tipo alienado que associa a política à corrupção e utiliza tal fato como argumento para se manter à margem da vida pública. Durante a exposição também foram evidenciados fatores importantes, tais como a elevada taxa de impostos paga em nosso país, utilizando, como exemplos, diversos produtos de uso dos próprios jovens, como videogames e celulares e suas respectivas tributações – fato que gerou, em muitos, uma sensação de espanto e indignação.

Ao fim da palestra os alunos foram direcionados à cozinha da Câmara Municipal, onde puderam realizar um lanche e conversar de forma mais aberta com todos os demais participantes, constituindo amizades e trocando ideias a respeito de tudo o que rolou durante o encontro do dia.

O próximo encontro do Parlamento Jovem ocorrerá no dia 19 de março, às 19hrs, no Plenarinho da Câmara Municipal de Pouso Alegre e todos aqueles que queiram ser protagonistas da mudança que desejam ver estão convidados, lembrando apenas que o projeto Parlamento Jovem é restrito aos estudantes do Ensino Médio.

Confira abaixo as fotos do segundo encontro do Parlamento Jovem de Pouso Alegre:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário