Constituição em Miúdos

sexta-feira, 22 de março de 2013

Escola do Legislativo encerra tema Orçamento Público



Câmara Mirim Jovem e Universitária 3Orçamento Público’, segundo tema tratado pelos vereadores da Câmara Mirim, Jovem e Universitária, foi encerrado nesta quinta-feira (21). A coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo repassou o conteúdo com os jovens, que envolveu noções sobre despesas e receitas de capital e custeio, orientações sobre PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).
O estudante do Colégio Cenec Artur Alexandre Gonçalves, que participa das atividades legislativas desde 2008, iniciando como vereador Mirim e, hoje, integrando a Câmara Jovem, afirma que se sente mais cidadão por entender melhor a política municipal. “Este tipo de conhecimento sobre Orçamento Público e Processos Legislativos nós não encontramos em outros lugares. Aqui podemos entender melhor como funciona a política”, afirma.
Mônica de Castro Machado, aluna do primeiro ano da Faculdade de Direito do Sul de Minas já participou da Academia Juvenil de Letras e hoje integra a Câmara Universitária, projeto que iniciou em março visando o intercâmbio de informações entre os universitários e os jovens vereadores. “É uma troca de experiências muito grande, pois eles têm um conhecimento que não temos por serem vereadores mirins e jovens e nós temos o conhecimento universitário”, ressalta Mônica.
O próximo tema a ser debatido na primeira semana de abril é ‘Cidades Sustentáveis’.
Academia Juvenil de Letras
O conhecimento interior através das experiências foi o tema tratado pela psicóloga Andréa Carvalho durante o encontro da Academia Juvenil de Letras desta semana. Trabalhando a poesia de Manoel de Barros “...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem com barômetros...Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós”, a psicóloga passou para os alunos a importância de utilizar a poesia como um estímulo para experiências de conhecimento pessoal. “Em um mundo em que estamos muito preocupados com nosso corpo social, estamos convivendo muito mais com o que se passa fora de nós, do que com nosso interior. Meu objetivo é trabalhar as emoções e organizar as experiências pessoais”, explicou. 

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