Constituição em Miúdos

quinta-feira, 21 de março de 2013

Vereadores Mirins, Jovens e Universitários aprendem na prática como fazer um orçamento

14março13 elpaAtravés de uma atividade orientada pela coordenadora da Escola do Legislativo “Professor Rômulo Coelho”, Madu Macedo, os vereadores que compõem as Câmaras Mirim, Jovem e Universitária aprenderam como montar um orçamento público. Foi a segunda aula, com direito a noções sobre despesas de capital e de custeio, receitas de capital e de custeio, orientações sobre o PPA (Plano Plurianuanual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei de Orçamento Anual).
Na próxima aula eles farão emendas orçamentárias dentro do orçamento elaborado dentro dos grupos. “Com essa prática eles gravam mais, o aprendizado fica mais leve e mais gostoso”, explicou a coordenadora.
Para o vereador mirim Jonathan de Oliveira, os trabalhos práticos tem ajudado a elucidar dúvidas, entre elas, a diferença entre Executivo e Legislativo. “Apesar de parecer algo complicado, analisando separadamente, conseguimos ter uma noção clara e prática para a montagem de um orçamento bem realista, mas ao mesmo tempo, que atenda a demanda da população sem exceder muito nos gastos. Com essas atividades, deixamos de ver o Poder Público como um bicho de sete cabeças”.
Orçamento público:
compreende a elaboração e execução de três leis – o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento Anual (LOA) – que, em conjunto, materializam o planejamento e a execução das políticas públicas.

Confira mais fotos =>

Nenhum comentário:

Postar um comentário