Constituição em Miúdos

quinta-feira, 21 de março de 2013

Parlamento Jovem de Pouso Alegre

Parlamento Jovem discute a sustentabilidade nas cidades


parlamento madu As atividades práticas do Parlamento Jovem começaram nesta segunda-feira (11) com debates sobre ideias sustentáveis que podem melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras. Os dez estudantes que compõem o Parlamento Jovem deste ano, acompanharam vídeos educativos e participaram de discussões com o membro da Câmara Universitária, Guilherme Kalil Homse, e com a estagiária da Escola do Legislativo, Mônica Fonseca Franco. 

“O mais importante é despertar nesses adolescentes e jovens o pensamento sobre um tema que é importante para todos nós e, principalmente, para a juventude: a sustentabilidade. Somente quando os governos tomarem medidas sustentáveis, teremos uma sociedade mais justa, com qualidade de vida, distribuição de renda e respeito ao meio ambiente. Ao trabalhar o tema, percebemos que esses jovens ficam ainda mais entusiasmados com o Parlamento”, explica a coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo.


parlamento guilherme Fábio Wendel de Souza Silva é aluno do 1º ano do ensino médio no Polivalente, participou da Câmara Mirim no ano passado e neste ano faz parte da Câmara Jovem. Entusiasmado com o tema em debate no Parlamento, Fábio pesquisou o assunto antes do encontro e trouxe diversas ideias para a discussão. “O Parlamento Jovem é muito legal porque a gente aprende e pode colocar tudo em prática. Cidades sustentáveis é um tema muito importante porque vai influenciar nas gerações futuras, para os meus filhos, meus netos. Está sendo muito satisfatório participar. Eu estou estudando bastante para criar, junto com os meus colegas, propostas que sejam interessantes”, conta o aluno de 15 anos.

Conheça melhor o Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem é um projeto de formação político-social voltado a estudantes dos ensinos médio e superior em todo o estado de Minas Gerais. Os jovens se preparam para discutir temas de abrangência social. Eles ainda debatem, votam e elegem sugestões de medidas do poder público. Depois de discutir as propostas, os alunos vão para Belo Horizonte apresentar suas ideias na Assembleia Legislativa de Minas.
O Parlamento Jovem é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas através das Escolas do Legislativo em cada cidade, como acontece na Câmara de Pouso Alegre, onde as atividades do Parlamento são realizadas pela Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho.



11/03/2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário