Constituição em Miúdos

terça-feira, 2 de maio de 2017

Parlamento Jovem de Pouso Alegre trabalhou na 6ª oficina o tema “Educação Política dos Jovens para uma gestão democrática e participativa nas escolas”

No dia 24 de abril, foi realizada a 6ª oficina do Parlamento Jovem de Pouso Alegre, com o tema “Educação Política dos Jovens para uma gestão democrática e participativa nas escolas”. Foram apresentados os meios de participação na gestão escolar, tais como conselhos de classe, conselhos escolares, grêmio estudantil e atualização e fiscalização do Projeto Político Pedagógico em seguida foi questionado para os alunos sobre o conhecimento e a participação nestes meios.

O aluno do Instituto Federal, Guilherme Nadalini, falou que participa do conselho de classe e que os alunos representantes de cada turma, são os responsáveis por passar as informações para os demais estudantes e retornar para o conselho com os pontos abordados por cada um, fazendo uma investigação social para responder a determinado comportamento ou desempenho. E também o próprio aluno dá suporte e sugere alternativas de trabalhar com o seu colega formas de melhorar o estudo e o envolvimento com a escola.

Na exposição sobre o grêmio estudantil a explicação foi realizada pelas ex-integrantes do Parlamento Jovem e atualmente estudantes da Faculdade de Direito do Sul de Minas e monitoras do PJ, Sabrina Morias e Alice Gonçalves, que estavam na equipe de reestruturação do grêmio na E.E Presidente Artur da Costa e Silva, que relataram como foi a organização do grêmio, as dificuldades enfrentadas e as atividades realizadas.

Também a estudante de Direito, Brenda Oliveira, ex-aluna do Colégio CNEC falou sobre o grêmio no colégio e as ações para angariar recursos para realização de eventos. Também foi relatada a importância de interagir com os alunos para conscientizá-los sobre a criação do grêmio como a constituição de um mecanismo de atuação na gestão da escola para a promoção de eventos voltados para os interesses dos jovens.

Também o aluno João Lucas, do CAIC da Árvore Grande relatou como foi a organização do grêmio na sua escola e as atividades que estão sendo desenvolvidas. 


O próximo encontro do Parlamento Jovem de Pouso Alegre será realizado no dia 08 de maio, às 17h30, no Plenarinho da Câmara Municipal de Pouso Alegre.










Nenhum comentário:

Postar um comentário